< Voltar Assistência Social

     O Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, através de sua equipe volante, promoveu no último  dia 21 de outubro, no Centro Comunitário do Bairro Água Suja, um encontro com o objetivo de fornecer orientações e informações de temas abordados pela campanha "Outubro Rosa". Participaram do encontro cerca de 60(sessenta) mulheres, sendo abordados assuntos como prevenção do câncer de mama e do colo do útero, higiene íntima, e exame Papanicolau.

    O técnico de referência Genivaldo Leonardo, iniciou o encontro falando do auto cuidado, e da importância em ter uma boa saúde para melhorar a qualidade de vida em todos os seus seguimentos.

     Em seguida, a  técnica de enfermagem, Tatiana Cristina Souza de Lucena, explanou de forma  didática sobre os assuntos em questão, conseguindo interagir com o grupo e levando ao conhecimento das presentes a importância de cada assunto abordado, principalmente quanto às consequências da constatação tardia dos nódulos. Passo a passo por vídeos e fotografias, ensinou a todas como fazer o autoexame, e orientou que em caso de duvidas, sempre procurar orientação médica, visto que, as munícipes de São Pedro do Turvo dispõem do privilégio de ter a ESF (Estratégia de Saúde da Família), volante, que acompanha as famílias rurais nos Bairros onde residem.

    Ressaltamos que o assunto escolhido veio de encontro com a importância do assunto, somando à campanha internacional "Outubro Rosa", que consiste na conscientização, tendo como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção, e do diagnóstico precoce do câncer de mama.